terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Grafith Cordobes

"...El chico apañou del bode, el bode apaño del chico y quien apartó la briga fue el bode padre de chico...". Yo Hablé faraó!
Quem tava achando que só se falava faraó ou se apanhava do bode em Natal ou Macau se enganou. Existe um ritmo Cordobés que faz muito sucesso por esta terra mas que segrega muito a sociedade e estigamatiza a parcela da sociedade que o escuta.
Quando chegamos por aqui, a primeira pergunta para o taxista foi: " Che,qué musica se escucha aca?". E ele nos responde cheio de orgulho assim como o pai que fala do seu filho estudado que tá morando na capital " Tenemos el Cuarteto que está muy lindo!". Bueno, pouco tempo depois fizemos amizade com os academicos da Faculdade de Direito de Cordoba que nos chamaram a uma festa em um bairro nobre (Alfaville da vida) daqui de Córdoba, o Villa Belgrano. Ali pouco ouvimos falar de quarteto e o pouco que ouvimos foram palavras de rechazo... nao se deu muita bola.
O que seria entao esse djabo desse quarteto? É um ritmo dançante que surgiu em meio às camadas mas desfavorecidas da populaçao que em pouco tempo tomou lugar em todos os bailes e se tornou um ritmo que se funde com a identidade cordobesa. Rodrigo Bueno foi o seu principal cantante. O negócio aqui era tao brabo que esse tal Rodrigo fazia um arruma de show e as demais bandas ficaram meio invejosas. Morre Rodrigo Bueno. Principais suspeitos... A máfia do quarteto... Tais vendo a arrumaçao? Ainda bem que em Macau só quem manda é grafite e seu Deus quiser eles vao brilhar muito ainda no nosso carnaval.
Pois bem, o ritmo foi crescendo, crescendo... e atingiu o povo mais rico, os bixao, como a gente diz, né?E hoje todos se contagiam com ele, mas poucos confessam o apreço que sentem.
Hoje o quarteto continua batendo no bode, falando faraó, saindo de saia e de biceclitinha com uma mao no guidon e a outra tapando a calcinha. Saiu tao desembestado que se espalhou por toda a Argetina. O grafitao daqui a pouco tá chegando lá também!

1) Mercedez Campion de Montes, Médica Ginecologista fala um pouco o que representa o quarteto e o lugar que tem na sociedade.

2) Operário Cordobés habla sobre el Quarteto.

3) Um temita de Rodrigo Bueno muito famose que habla sobre Maradona:


APPENDIX PARA AQUELES QUE ACREDITAM QUE O QUARTETO E O GRAFITE NAO SAO CULTURA:
Lhe faço um desafio. Me responda. O que é cultura?....................................
Vixe, sabe nao, né? Bueno, vou deixar um dos maiores filósofos da América Latina responder. Assim dizia o saudoso boy Miguel Reale: "Pois bem, "cultur" é o conjunto de tudo aquilo que, nos planosmaterial e espiritual, o homem constrói sobre a base da natureza, quer para modificá-la, quer para modificar-se a si mesmo. É, desse modo, o conjunto dos utensílios e instrumentos, das obras e serviços, assim como das atitudes espirituais e formas de comportamento que o homem veio formando e aperfeiçoando, através da história, como cabedal ou patrimônio da espécie humana(...)a vida humana é sempre uma procura de valores. Viver é indiscutivelmente optar diariamente, permanentemente, entre dois ou mais valores. A existência é uma constante tomada de posição segundo valores. Se suprimirmos a idéia de valor, perderemos a substância da própria existência humana. Viver é, por conseguinte, uma realização de fins. O mais humilde dos homens tem objetivos a atingir, e os realiza, muitas vezes, sem ter plena consciência de que há algo condicionando os seus atos." Resumindo, uma dialógica teleológica e axiológica. Eggy! Tou falando é bonito.

Assim,
Se o seu fim é se emocionar: Roberto Carlos é cultura
Se o seu fim é Roer: Bartô Galeno é cultura
Se o seu fim é se arrepiar: Chico Boarque é cultura
Se o seu fim é dançar, celebrar e curtir o carnaval de macau de forma inesquecível: GRAFITE TAMBÉM É CULTURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela descrição inteligente, criativa e descontraída! Muito legal mesmo! De Macauzinho para o mundo!!hahaha

    Agora só falta os argentinos conhecerem o grafith daqui, fazer um intercâmbio entre os quartetos!

    Continuem mostrando as experiências da viagem. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e até garifith no nosso carnaval! Uhuu!

    E se diversão e conhecimento é o fim, este blog também é cultura!

    Valeu1 Abraço!

    ResponderExcluir