segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vivendo a Argentina....




Personagem folclórico latinoamericano: Cruzamentos Hibridos de um gaúcho trovador com um repentista nordestino buxudo da cabeça chata, Gauchino e Nordeucho

Hola, companheiros. Quando decidimos vir à Argentia, a priori, seria mais uma viagem para conhecer a belezas deste país. Acunhamos pra comprar um guia de viagens, daqueles mais clássicos, falando sobre preços, lugares para serem conhecidos e algumas notas de história. No entanto, depois de alguns dias aqui, a ficha caiu e percebemos que estamos vivendo no coraçao da cultura Argentina. Estamos envolvidos com seu povo, estilo de vida, culinária, seio familar, valores. Tudo. Nossos amigos sao os acadêmicos da universidade de Córdoba, nossas familias nos abraçaram e, de repente, nos pegamos filmando com o e celular alguns papos que batiamos com os argentinos.
Certa noite, filmamos uma conversa com um menino de rua. Nos estava pedindo uma prata, e dicemos lhe "Che, quien no llora no mama. Teneis que chamuyarme". Ai, aquele menino buxudo com cara de índio respondeu algo que mudou a historia da nossa viagem e a proposta do nosso blog, que, a princípio seria meramente descritivo, contando o que nos passava aqui. Ele disse. " No necesito chamuyarte. Te conto la verdad". O chico desimbestou a falar sobre a sua situçao de pobreza e porque pedia dinheiro na rua. Episódios de violência famliar era contados enquanto seus olhos se enchiam de lagrima . Nesse momento Joao me olhou com o olhar lacrimejado e disse. " Reisse, boy! tou todo arrepiado, essas coisas so se veem em documentário". Dai entao começamos a entrevistar as pessoas sobre o status quo argentino e as fotos e videos que passamos a tirar estao dotadas de simbologia política. O que seria um mês de curtiçao se transformou em uma análise sociológica vivida sobre a tierra de nuestros hermanos quase gemeos .Podem acreditar. Nas postagens seguintes, trataremos de escrever alguns artigos acompanhados de entrevistas e fotos que contextualizam os temas expostos e, sobre todo, matan la cobra e muestran el palo. Dentre os temas vindouros teremos, por exemplo: 1) A Situaçao economica Argentina, a invasao de produtos chineses e a desvalorizaçao dos produtos nacionais.2) O Velho e o Novo: Como o contraste entre a tradiçao e a modernidade afetam a politica Argentina. 3) A Igreja Católica x Estado de Democratico de Direito. 4) O governo dos Kirchner (que cresceram seu patrimônio em 140% desde que assumiram o poder) em comparaçao com os de Carlos Saúl Menem ( FHC daqui) e de Evita Perón ( A populista meramente assistencialista). 4) O folclore Gaucho: Danças tipicas, a socidade machista, a tradicao. (Entrevista com o gaucho da provincia Nortenha de Jujuy que dança, canta e toca os temas gauchos) 5) A valorizaçao do Brasil na Argentina: Como nos amam os argentinos 6) As disparidades regionais 7) Que sociedade politizada da bixiga! 8) A Banda Graffiti de Córdoba. 9 ) Buenos Aires x resto da Argentina. Mas nao se preocupem, minhas jóias, continuaremos contando os causos que nos acontecem todos os dias, incessantemente, e que fazem qualquer um se grear que só. Historias com titulos, por exemplo 1) PELÉ eh melhor do que Maradonna, Tevez é mais feio que Ronaldinho, 2)Javier: O argentino mais brasileiro do mundo, 3) O dia em que pegamos uns argetinos se passando por brasileiros pra dar em cima das chicas 4) Joaomaicano, 5) O professor baitola cheio de preconceito contra os nordestinos. 6) Ai tonha! E assim seguimos.

Apois, Espero que continuem lendo o nosso blog.
Nao deixem de comentar e dar sugestoes. Contamos com a coloboracao dos nossos leitores com comentários sobre o que pensam e perguntas com o que querem saber sobre a Argentina e seu povo.

1)Aqui seugue também um video pra mostrar um pouco da nossa imersao qui. Enquanto perguntavamos a um guarda onde era uma rua, um amigo argentino chega e começamos resenhar.



2)Falicitando a vida dos pedreiros com um pouco de nordeste.









Hasta luego!

3 comentários:

  1. Adorei isso que vc escreveu...realmente as melhores viagens são aquelas em que a gente aprende algo pra vida toda!Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  2. Irmão, estou curiosissímo para conenhecer esses videos tão falados...
    Aproveito esse espaço pra acompanhar tão longe e tão perto essa sua viagem...

    força brother, la lutcha continua!!

    ResponderExcluir
  3. Google, obrigada por me ter feito encontrar esse blog! Me apaixonei por um http, KKKKK. Ganhou uma seguidora fiel. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir