segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mendonça


Aguanda um pé de oliveira: Aqui se produz azeite extra vigem com padrao interncional. Talvez o azeite que voce comeu hoje no almoco tenha sido aguado por mim.

Terra do Sol e do vinho. Assim é conhecida a cidade que muitos brasileiros chamam de Mendonça. Até onde eu sabia, o que Mendonça, o personagem da Grande Família, e Mendoza, a cidade Argentina, têm em comum é só a paixao pela bebidada alcoólica.la gela e pela cana e esta pelo marivilhoso Malbec, que lá reina.
A cidade em si nao chamou muito a atencao, sobretudo pela falta de identidade. Alguns anos atrás um terremoto veio e matou, se nao me equivoco, 70% da populacao Mendozina, que era criola, e transfarmou em pó toda a heranca arquitetonica deixada pelos seus colonizadores, com excecao de uma Catedral construida na Regiao de Los Caminos del Vino em homenagem a padroeira dos vinhos cujo nome nao me lembro. Nossa Senhora de Alguma coisa, deve ser
Devido aos intemperes relatados anteriormente, minha estadia nao durou muito. Tive que vir a Buenos Aires por estava para chegar mi novia. Felizmente, joao pode estar mais tempo e desfrutar das paisagens mantonhosas e praticar o outro esporte mendozino, depois de produzir vinho, os esportes radicais. Ele estava fazendo um Rappel enquanto eu esatava no Onibus conversando com um Borracho portenho muito gente boa que tinha a maior satisfacao em me explicar como era viajar em um onibus executivo. Pense numa cagada foi a que eu dei de conseguir essa passagem. Eu me estourava de rir todas vez que ele fazia aquele movimento com a mao tipico do portenho, herdado do Italiano e dizia " Ejecutivo, papi!".
Voltando a Mendoza. Aé, tivemos a sorte de encontar uma turma de Natalenses daqueles invocados que só a bixiga com quem saimos para tomar umas gelas e compartilhar a nossa estupefacao toda vez que alguém dizia. " Reisso, boy! Aqui na Argentina só tem bixiga gata. O caba apanha e num acha um mulher feia. De roxa mermo!"
No dia seguinte, fomos fazer o feijao com arroz mendozino:dar uma passeio pelos caminos del vino e visitar algumas bodegas.Visistamos uma Bodega industrial que produz em larga escala, uma Artesanal, e um a fábrica de óleo de olivia. Ei, pense num negócio bonito! Por aí tivemos a oportunidade de degustar os melhores vinhos argentinos e levar uma botellita pra regalar alguém no brasil.
A parte engracada era que nós queriamos fazer esse percurso de bicicleta e ir parando pelas bodegas degustando os vinhos. Daria certo... Se a bicicleta fosse rodinha...

Apesar de o vinho ser o que colocou mendoza no mapa mundi, o petróleo é a sua atividade economica principal. E apesar de alguns véi guias fuleragem, sobretudo o que eu tenho - Frommer - falaragem do charme que tem mendoza e blá blá blá. O melhor está na provincia, mendoza provincia, e nao na Capital. Cidadezinha sem brilho, que pouco me impressionou. Vá pro interior que tem mais futuro. Salta e Códorba dao de 10 a zero. O guia também falava sobre o sorriso dos Mendozinos, de sua simpatia e etc. Conheci alguns buena onda por lá. Mas quer ver gente sorridente e simpática, vá pro norte da argentina ou pra córdoba. Talvez as demais provincias também sejam assim, mas mendoza, sinceramente, com nosostros nao foi tao simpática. E acreditem se quiser, eles conseguem lhe atender nos restaurantes e bares pior do que em Natal. Eu sou muito iludido. Sempre pensei que esse troféu fosse nosso.

O que mais pode ser dito? Sim... o parque San Martín vale a pena ser conhecido, uma reserva verde enorme cheia de atracoes e com uma beleza impressionante. Homi se tu viste o portao do parque tu ia ficar doidinho. O negócio é chic, veio da fraca e tudo.
Uma curiosidade é que mendoza està localizada numa regiao que nunca chove, árida com 15% do solo cultivável. No entanto, com um sistema drenagem com diques e arquedutos os caba desenrolaram. Seria o egito latinoamericano, mas o faraó é uma faraoa que estampa seu nome em cada obra pública e que faz e o Deus Sol aqui se chama Perón. A cleóprata seria Evita, por ser a mulher mais conhecida na historia desse pais.O modo de producao nao seria o asiático, apesar da mao de obra ser explorada até a gota. Aqui quem produz sao os gringos. É incrìvel a quantidade de bodegas estrangeiras.No sei onde ficaria o pequeno produtor no meio desse balaio de gato.

Na catedral que resistiu ao terremoto. Só nao resistiu aos encantos de joaozinho.




2) Uns dos melhores vinhos artesanais do mundo. Vai pra cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário