quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os Paraíba e o Cordobés.

Todo mundo sabe que quando nós nordestinos vamos lá para o sudeste o povo é cheio de preconceito. Vai abrir a boca no Rio de Janeiro para mandar alguém rebolar um papel véi no mato pra tu ver a arrumacao…te chamam logo de paraíba, mesmo você sendo de Santo Antonio do Salto do Onca! Por mais que seja só uma piadinha besta, temos ai um forte sinal do que o francês Pierre Bourdieu chamou de violência simbólica. No entanto, outra grande cabeca, um tal de Niltu também disse que toda acao tinha uma reacao. E como reagem os nordestinos? Já ouvi muitos dizerem que os paulistas e cariocas sao um arruma de cu de grude. Eu nao tenho preconceitos. Mas que o povo fala… fala!
Aquí na argentina o negócio é meio parecido. Os porteños (Buenos Aires Capital Federal), dizem os demais argentinos, se acham demais. Só querem ser os europeus e vivem mangando dos sotaques e cultura das demais provinciais, e, sobretudo, do sotaque cordobes. Sao eles os donos do Tango, do Puerto Madeiro… essas coisas que os turistas escutam falar. E, assim, a cultura gaucha norteña e o seu povo sao devalorizados, discriminados.Em contrapartida, criou-se um forte sentimento de rejeicao para com os porteños. Eles sao bem parecidos com os parisienses. Nunca esqueco de como sao boludos. Acham que sao tao lindos quando Paris.

Certa vez, um grande amigo carioca me falou, com um tom un medio jocoso, que o Brasil se divide para ele em 5 estados, Rio, Sao Paulo, Minas, Sul e Norte. Pegunta se alguém lá sabe quem é Flávio José… Poucos vao saber.
Alguns posts atrás declarei que Brasil e Argentina eram irmao quase gemeos. Com um pou mais de vivencia aqui, vejo que sao univitelinos.
Tenho um grande amigo argentino com quem sempre conversei sobre essa viagem. Ele me disse que sua namorada morreu de rir quando soube que viriamos para Córdoba. O problema todo estaria em voltar com o acento cordobês.Mai pia só...

Nesse video, um taxista Cordobés nos conta um pouco sobre a visao que tem dos porteños. Opiniao que podemos constatar ser compartida por muito outros argentinos.
(Legendas em Macauês, idioma nativo da cidade de Macau)

3 comentários:

  1. Que legenda é essa hein? kkkkkkkkkkk ô comédia,adorei =]
    E só pra protestar um poucooo...eu sou carioca e amo o nordeste e os nordestinos!!! raaaam =P

    ta mto massa o blog de vcs,best...mata de orgulho!!

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Brasil e Argentina são gemeos, só se diferem pelo futebol =D

    ResponderExcluir
  3. Para quem quer conhecer à Argentina, já é um bom começo da uma sacada nesse blog esta ótimo e acaba ampliando nossa visão sobre o mundo Argentino.

    ResponderExcluir